Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Holandeses votam em referendo sobre acordo UE-Ucrânia

Objetivo do acordo é reforçar diálogo político e relação comercial. Pesquisas apontavam uma leve vantagem para o 'não'.

Publicado por DR. MAURÍCIO EJCHEL
há 8 anos

Os holandeses comparecem às urnas nesta quarta-feira (6) para um referendo promovido pelos eurocéticos sobre um acordo de associação entre União Europeia (UE) e a Ucrânia.

A consulta não é vinculante e só será considerada válida no caso de índice de participação superior a 30%.

O resultado do referendo sobre o acordo de associação estratégica entre a UE e Kiev será acompanhado de perto em Bruxelas e Moscou. Um eventual "não" ao acordo representaria um quebra-cabeça para o bloco de 28 países. As pesquisas apontavam uma leve vantagem para o "não".

O referendo também desperta interesse na Ucrânia, onde em 2014 o então presidente, o pró-russo Viktor Yanukovich, foi destituído por ter se recusado a assinar o acordo alguns meses antes.

O acordo, em vigor desde janeiro, pretende reforçar o diálogo político e a relação econômica e comercial entre UE e Ucrânia. Para Kiev representa uma "nova era", mas Moscou o considera uma interferência dos europeus em sua área de influência.

A Holanda é o único país da UE que ainda não ratificou o acordo, que já foi aprovado, no entanto, no Parlamento.

A consulta foi promovida por associações eurocéticas, que conseguiram reunir mais de 300.000 assinaturas para convocar o referendo.

Mas na realidade, como as próprias associações explicaram, o verdadeiro objetivo não é a relação com a Ucrânia, e sim promover uma política contra a UE e "dar aos cidadãos mais peso sobre o que acontece em Bruxelas".

Fonte: G1

  • Sobre o autorAdvogado Internacional + 55 (11) 98433-5841 - (11) 32554690 - Brazil
  • Publicações130
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações141
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/holandeses-votam-em-referendo-sobre-acordo-ue-ucrania/320888426

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)