Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Renúncia da Nacionalidade Brasileira

“Somos todos migrantes” e precisamos defender a igualdade de direitos entre estrangeiros e brasileiros. Conheça o Projeto de Lei de Migração 2516/2015, que irá substituir a legislação migratória brasileira atual, datada da época da Ditadura.

Publicado por DR. MAURÍCIO EJCHEL
há 8 anos

Com a aprovação da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Brasil publicou na semana passada (10) um novo decreto que desburocratiza a naturalização de estrangeiros e abole a necessidade de o migrante renunciar sua nacionalidade anterior para se tornar cidadão brasileiro. A medida foi elogiada pelo organismo internacional, pois contribui para acabar com a apatridia no país.

A nova legislação — decreto nº 8.757 de 10 de maio de 2016— vai ao encontro do previsto pela Constituição de 1988 e pelas Convenções Internacionais sobre a erradicação da condição de apátrida.

Segundo o ACNUR, a iniciativa também está de acordo com a proposta de uma nova Lei de Migrações (PL 2.516/2015), atualmente em discussão no Congresso Nacional. O projeto de lei propõe um mecanismo de naturalização específico para as situações de pessoas sem qualquer nacionalidade.

Avanços do Brasil contra a apatridia

O Brasil é integrante das duas Convenções Internacionais das Nações Unidas sobre a Apatridia – tanto a Convenção sobre o Estatuto dos Apátridas de 1954, quanto a Convenção para a Redução dos Casos de Apatridia de 1961.

Esta última foi promulgada por meio da edição do Decreto nº 8.501, assinado pela presidenta Dilma Rousseff, no Dia Mundial Humanitário — 18 de agosto — de 2015.

Além disso, em 2007, a Emenda Constitucional nº 54 solucionou o problema dos chamados “brasileirinhos apátridas” – filhos de brasileiros nascidos no exterior e que não conseguiam adquirir uma nacionalidade.

Com a mudança da lei, o Brasil passou a conceder a nacionalidade brasileira a todas as pessoas nascidas em seu território, inclusive filhos de migrantes, além de também reconhecer como brasileiros os filhos de seus nacionais nascidos no exterior.

Entenda o que é a apatridia

A apatridia ocorre quando uma pessoa não é reconhecida como cidadão por nenhum Estado, não tendo, por exemplo, uma nacionalidade ou uma documentação civil.

Além das convenções citadas, o Brasil assinou, em dezembro de 2014, a Declaração do Brasil sobre a Proteção de Refugiados e Apátridas. Com o documento, o país adotou o compromisso de proteger as pessoas apátridas e de reduzir seus fatores geradores ao longo da década seguinte.

No mês anterior à decisão do governo brasileiro, o ACNUR havia lançado a Campanha #IBelong pelo Fim da Apatridia até 2024. A condição das pessoas que vivem sem nacionalidade é um problema relativamente fácil de resolver e prevenir. Com a necessária vontade política e apoio público, milhões de pessoas ao redor do mundo poderiam adquirir uma nacionalidade e impedir os seus filhos de nascerem apátridas.

Ao adquirir uma nacionalidade, o número estimado de 10 milhões de apátridas no mundo pode ganhar acesso total a seus direitos humanos e desfrutar de um sentimento de pertencimento nas suas comunidades. A campanha possui uma Carta Aberta pela erradicação da apatridia no mundo.

Novo decreto abole a obrigao do imigrante renunciar a sua nacionalidade anterior para se tornar cidado brasileiro

  • Sobre o autorAdvogado Internacional + 55 (11) 98433-5841 - (11) 32554690 - Brazil
  • Publicações130
  • Seguidores130
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações488
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/renuncia-da-nacionalidade-brasileira/340328957

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)