Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Novo Acordo da Previdência Social Brasil- Estados Unidos

Fale comigo + 55 (11) 3255-4690 ou mauricio@advogasse.com.br

Publicado por DR. MAURÍCIO EJCHEL
há 8 anos

Os Brasileiros vivendo nos Estados Unidos tem uma nova razão para comemorar.

Após 03 anos de tramitação legislativa, o Governo Brasileiro promulgou o Decreto 9.422 em 25/06/2018, estabelecendo o Acordo de Previdência Social entre o Brasil e os Estados Unidos.

Doravante os brasileiros que tenham contribuído regularmente a Previdência Brasileira (e cumprido os requisitos previdenciários) poderão solicitar o seu reconhecimento e benefícios nos Estados Unidos, do mesmo modo que os americanos passam a ter direitos equivalentes quando residindo no Brasil.

Os brasileiros poderão somar os períodos de contribuição realizados nos Brasil para o computo dos períodos de contribuição para gozo do direito aos benefícios previdenciários nos Estados Unidos, recebendo um tratamento igual ao dispensado aos nacionais dos Estados Unidos no que se refere à aplicação da legislação norte-americana quanto à aquisição de direitos previdenciários e ao recebimento de benefícios.

No tocante a pessoa empregada, trabalhando em outro país, em decorrência de contrato de trabalho deste outro país estará sujeita a regra deste país e não da legislação previdênciária do seu país de origem.

Se um trabalhador regularmente empregado por uma empresa localizada em um dos países for transferido por esta empresa ao outro país por um período temporário, o trabalhador permanecerá submetido à legislação apenas do primeiro país, como se continuasse ali permanecido trabalhando.

Cumpre observar que esta regra não vale caso o período de trabalho no outro país ultrapasse cinco anos de vigência, mesmo no caso de transferência de empregados de uma empresa para outra empresa afiliada do mesmo Grupo (multinacional, sucursal, com participação majoritária, etc.) estabelecida em outro país.

Com referência aos benefícios previdenciários nos Estados Unidos, a regra de cálculo será:

1. Quando a legislação brasileira requer que certos períodos de cobertura sejam completados para a aquisição, a manutenção ou a recuperação do direito a benefícios de aposentadoria por idade, pensão por morte ou aposentadoria por invalidez, períodos de cobertura completados sob a legislação dos Estados Unidos devem ser somados, quando necessário, aos períodos de cobertura cumpridos sob a legislação brasileira, desde que estes não se sobreponham com períodos de cobertura já creditados de acordo com as leis brasileiras. Ao determinar o direito a benefícios de acordo com este parágrafo, a Instituição Competente brasileira deve creditar 3 (três) meses de cobertura para cada trimestre de cobertura certificado pela Instituição Competente dos Estados Unidos.

2. Quando não for possível determinar o momento em que períodos de cobertura foram completados sob a legislação dos Estados Unidos dentro de um ano específico, deve ser presumido que tais períodos não coincidam com períodos de cobertura completados sob a legislação brasileira. Tais períodos poderão ser alocados a qualquer época do ano, de forma a preservar a opção mais vantajosa para a pessoa.

Em relação aos benefícios previdenciários nos Brasil, a regra para seu computo será:

1. Se a legislação brasileira requerer que certos períodos de cobertura sejam completados para a aquisição, a manutenção ou a recuperação do direito a benefícios de aposentadoria por idade, pensão por morte ou aposentadoria por invalidez, os períodos de cobertura completados sob a legislação dos Estados Unidos devem ser somados, quando necessário, aos períodos de cobertura cumpridos sob a legislação brasileira, desde que estes não se sobreponham com períodos de cobertura já creditados de acordo com as leis brasileiras.

Ao determinar o direito a benefícios de acordo com este parágrafo, a Instituição Competente brasileira deve creditar 3 (três) meses de cobertura para cada trimestre de cobertura certificado pela Instituição Competente dos Estados Unidos.

2. Quando não for possível determinar o momento em que períodos de cobertura foram completados sob a legislação dos Estados Unidos dentro de um ano específico, deve ser presumido que tais períodos não coincidam com períodos de cobertura completados sob a legislação brasileira.

Tais períodos poderão ser alocados a qualquer época do ano, de forma a preservar a opção mais vantajosa para a pessoa.

Por fim, o Acordo estabeleceu expressamente as regras em matéria previdenciária internacional, definindo que o empregado trabalhando no outro país permaneça sujeito apenas à legislação previdenciária do seu país de origem, nos primeiros sessenta meses de deslocamento, evitando a bitributação. Assim, o trabalhador somente estará obrigado a contribuir junto a Previdência de um dos dois países.

Maurício Ejchel

http://www.advogasse.com.br

http://www.internationallawyerbrazil.com

  • Sobre o autorAdvogado Internacional + 55 (11) 98433-5841 - (11) 32554690 - Brazil
  • Publicações130
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5713
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-acordo-da-previdencia-social-brasil-estados-unidos/356778726

Informações relacionadas

Domeneghetti Advogados Associados, Advogado
Artigoshá 4 anos

Acordo Previdenciário Brasil x Espanha – Saiba como funciona

Domeneghetti Advogados Associados, Advogado
Artigoshá 3 anos

Aposentado no Exterior – Como funciona a cobrança de 25% de Imposto de Renda?

DR. MAURÍCIO EJCHEL, Advogado
Artigoshá 6 anos

Novo Acordo Previdenciário Brasil e Estados Unidos

Pedro Costa, Advogado
Artigoshá 4 anos

Acordo Internacional de Previdência Social entre Brasil e Estados Unidos da América.

Ministério Da Previdência Social
Notíciashá 12 anos

BENEFÍCIOS: Entra em vigor o acordo previdenciário entre o Brasil e o Japão

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Este acordo foi recentemente publicado no DCD e ainda nem foi aprovado na Camara.
E ainda vai passar por processo similar no Senado (espero que não demore o mesmo tanto que demora pra seguir pelos Deputados)!
Como é que o mesmo pode ter beneficiado ou atingido alguem?

Tramitação do PDC 487/2016: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2092944 continuar lendo

Boa tarde Lucas,

Como bem observado, o Acordo ainda não está em vigor.

Porém o espirito do texto se referia a assinatura do Acordo e não sua aplicabilidade pratica.

De todo modo, para melhor esclarecer o tema, realizei uma revisão na estrutura do artigo.

Obrigado pelo apoio e esperamos que este importante avanço seja brevemente aprovado. continuar lendo

Esse acordo foi promulgado através do DEC 9.422/2018 (Decreto Executivo) de 25/06/2018.

Está no D.O.U. De 26/06/2018, Página 2. continuar lendo

Muito obrigado Herink. Abs!
https://mauricioflankejchel.jusbrasil.com.br/noticias/356778726/novo-acordo-da-previdência-social-brasil-estados-unidos continuar lendo

Olá Dr. Maurício, você pode confirmar se este Acordo está válido?

No site da previdência (http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/assuntos-internacionais/assuntos-internacionais-acordos-internacionais-portugues/) ele consta como "em processo de ratificação pelo Congresso Nacional" e existe uma nota dizendo que "ATENÇÃO: A entrada em vigor dos Acordos acima ocorrerá somente após o processo de ratificação pelos Parlamentos dos países (no caso, do Brasil: após ratificação do Congresso Nacional e a publicação do respectivo Decreto Presidencial)."

Também fiquei em dúvida sobre o último parágrafo. Se eu estiver de mudança para os EUA eu não preciso recolher INSS nos primeiros 60 meses e mesmo assim será contabilizado para ambos benefícios? E após o 60o mês eu tenho que passar a recolher nos dois países?

Obrigado,
Reinaldo continuar lendo

Boa tarde Dr.Maurício,

Por favor, poderia me informar sobre o acordo bilateral ? Hoje recebi um ligação do Social Security,dizendo que o acordo bilateral ainda não foi aprovado, eu preciso de 3 pontos pra conseguir aposentar no US, e por este motivo que preciso de INSS.

Grata
Zelia continuar lendo